Nos Estados Unidos e em grande parte do continente europeu, os anos sessenta foram tempos de prosperidade e de mudança. O crescimento económico teve como resultado a melhoria das condições de vida das populações: tornou-se mais fácil o acesso às escolas e universidades, e aos bens de consumo. A mudança era também visível na juventude, que tinha outros gostos e outros valores culturais.
Em 20 de Julho de 1969 uma nave espacial norte-americana pousou pela primeira vez na Lua. Neil Armstrong, o primeiro homem a pisar o satélite terrestre, descreveu o momento como "Um pequeno passo para um homem, mas um salto gigantesco para a Humanidade".
Nesta época, Portugal vivia sob a influência do Salazarismo e a divulgação de novas expressões de cultura era censurada. Só a muito custo, os escritores, artistas e cineastas conseguiam impôr ideias novas. Em Portugal ouvia-se sobretudo música de António Calvário e de Madalena Iglésias.
Apesar destas limitações, o desejo de mudança e de abertura era grande em Portugal. Muitas eram as pessoas que começaram a abordar assuntos como o divórcio, o planeamento familiar, os direitos das mulheres e a guerra colonial. Este movimento surgiu, não só entre os tradicionais opositores ao regime, mas também entre a juventude universitária.
Apesar destas limitações, o desejo de mudança e de abertura era grande em Portugal. Muitas eram as pessoas que começaram a abordar assuntos como o divórcio, o planeamento familiar, os direitos das mulheres e a guerra colonial. Este movimento surgiu, não só entre os tradicionais opositores ao regime, mas também entre a juventude universitária.
Desafio: Recolhe todas as informações que conseguires sobre os anos sessenta e elabora um dossier.
17 comentários:
nessa altura a cultura portuguesa estava em risco
Bernardo Neves 6ºL
Anos 70
A década de 1970 ficou conhecida como aquela em que a crença nos ícones dos anos 60 fora abalada, o que levou algumas manifestações a tornarem-se mais sutis e desregradas, como nos festivais de rock ao ar livre, onde se festejava a vida alternativa, de amor e drogas.
No Brasil, por exemplo, muitos jovens idealistas levaram a cabo sua luta política por meio do combate armado, na clandestinidade, para combater o regime militar.
Política nos Anos 70
Dos acontecimentos políticos que marcaram época, devemos destacar pelo menos três: a Revolução dos Cravos, em Portugal (25 de Abril de 1974); a Independência das colônias portuguesas na África (Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe); e a ascensão de regimes ditatoriais na Espanha, Grécia e América Latina, o que trouxe consigo violência política, fruto aumento da repressão.
A União Soviética torna-se o exército vermelho o mais poderoso no mundo e demonstra grande prosperidade econômica, todavia, o encerramento das corridas espacial e armamentista já são um indício de enfraquecimento do regime.
Ainda nessa década, a Guerra do Vietnã termina com a derrota dos Estados Unidos e reunificação do país sob a bandeira vermelha do comunismo.
Economia nos Anos 70
Sem dúvida, a crise do petróleo fora o evento econômico da década, quando em 1973-74, a OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) triplica o preço do barril de petróleo, elevando seu preço em mais de 300% pelo barril, gerando uma escassez de combustíveis no mercado mundial, inclusive levando os EUA a entrarem em recessão.
Posteriormente, em 1979 surge uma nova crise do petróleo, motivada pela ascensão do Aiatolá Komeini, inimigo dos Estados Unidos.
Quanto ao Brasil, vale lembrar que não passou impune pelas crises que se sucederam, pois queimara suas reservas oriundas do “milagre econômico” e, apesar de tornar-se a 9ª economia do mundo, irá desestruturar-se durante a segunda crise do petróleo, com o aumento dos preços dos combustíveis elevando o índice de inflação do País descontroladamente.
Cultura e Sociedade nos Anos 70
No plano sócio cultural, essa é a "era do individualismo", mas, paradoxalmente, é o momento em que se fortalecem inúmeras ONGs pelo, motivadas pelo sentimento e mentalidade solidária.
A televisão passa agora a revelar escândalos e tornar evidentes o cotidiano dos famosos. É também o momento das discotecas e da dance music, o qual acompanha a euforia do experimentalismo musical, especialmente com incorporação de instrumentos, como no rock progressivo de Pink Floyd ou no hard rock de Led Zeppelin, Black Sabbath e Deep Purple. Assim como novas bandas surgem, outras acabam, como a banda de rock Beatles.
Ainda na esfera musical, deve-se destacar o surgimento do "Movimento Punk", que prega a anarquia e fora representado por grupos como Sex Pistols, The Clash e The Ramones. No Brasil, surge uma nova geração, com Belchior, Gonzaguinha, Djavan e Ivan Lins, todos influenciados pelos festivais da década anterior.
No plano tecnológico, a informática marca com avanços que popularizam os PC's, quando em 15 de novembro de 1971, a Intel lança o Intel 4004, primeiro microprocessador do Planeta.
Por outro lado, o mundo se torna ainda menor quando a França lança, em 1973 o primeiro avião supersônico comercial, o Concorde. Nas explorações espaciais, vale citar a missão espacial Viking I, que enviara uma sonda para o planeta Marte em 1975.
Aqui apresento um breve resumo sobre "Os anos Sessenta"
Depois o trabalho envio para o e-mail da professora.
Nos anos sessenta, Portugal assistiu a um crescimento económico que se traduziu num aumento do investimento. O turismo evoluiu e as remessas dos emigrantes ajudaram a equilibrar o comércio. Contudo tínhamos algumas dificuldades económicas devido às despesas públicas serem muitas.
A guerra colonial fornecia muito dinheiro e riquezas ao Estado.
Na vida politica dos anos 60, em Portugal, quem governava era António Oliveira de Salazar e a partir de 1968 Marcelo Caetano.
Estamos perante o Estado Novo , de Salazar onde a repressão aumenta, muitos são perseguidos e presos. A censura impede a expressão de pensamento. Muitos são os portugueses que se manifestam contra a guerra colonial e que simpatizam com a ideia da independência das colónias.
Em Fevereiro de 1965, Humberto Delgado é assassinado pela PIDE.
Depois Salazar cai em 1968 e inicia o governo de Marcelo Caetano, mas o regime de austeridade vivido pelos portugueses mantém-se. Continua a vida dura, difícil, de censura e falta de liberdade de pensamento para os Portugueses.
A nossa liberdade, Igualdade e Fraternidade, "em que o povo é o que mais ordena", começa com a revolução de 25 de Abril de 1974.
Sofia Silva -6ºC
Anos 70
No dia 25 de abril foi a época em que aconteceu a crise do petróleo, o que levou os Estados Unidos, o Brasil, a Suécia e o Reino Unido à recessão, ao mesmo tempo que economias de países como o Japão e Alemanha, na época Alemanha Ocidental começavam a crescer.
Nesta época também surgia a defesa do meio ambiente, e houve também um crescimento das revoluções comportamentais da década anterior. Muitos a consideram a "era do individualismo".
Eclodiam nesta época os movimentos músicos das discotecas e também do experimentalismo na música erudita. Pela televisão, o mundo se tornou infinitamente menos secreto.
Richard Nixon, o presidente americano deposto pelo caso Watergate, foi uma "personalidade" típica das telas de televisão dos anos 70.
Sua saída do governo foi festejada pela população dos Estados Unidos e o resto do mundo acompanhou todo o escândalo "de perto", através da tela da televisão.
Guerras e política Dá-se a Revolução dos Cravos em Portugal (25 de Abril de 1974) e a independência das então colónias portuguesas em África: Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe. Timor-Leste também proclamou a sua independência em 1975, mas foi imediatamente invadido pela Indonésia, uma ocupação que durou até 1999.
Durante toda a década o Brasil é governado por uma ditadura militar. A ditadura atingiu o auge de sua popularidade na década de 1970, com o "milagre brasileiro", no mesmo momento em que o regime censurava todos os meios de comunicação do país e torturava e exilava dissidentes.
O regime militar brasileiro inspirou o modelo de outras ditaduras por toda a América Latina, através da sistematização da "Doutrina de Segurança Nacional", a qual justificava ações militares como forma de proteger o "interesse da segurança nacional" em tempos de crise.
Neste período, as corridas espacial e armamentista desaceleraram, dando lugar à chamada detente, concebida enquanto esforço mútuo de estabilização do sistema por ambas as potências.
Tal surgiu a partir da necessidade de reorganização de ambos os campos.
O socialista, devido à Ruptura sino-soviética e o capitalista devido ao colapso do Padrão-ouro.
Em Angola e Moçambique estalaram guerras civis (a guerra civil de Angola e a Guerra de desestabilização de Moçambique) com grande envolvimento de outros países, dentro do contexto da guerra fria.
Ao mesmo tempo, intensificavam-se as lutas de libertação da Rodésia (que ascendeu à independência em 1980) e da Namíbia, que só se libertou da África do Sul com a derrocada do regime do apartheid na África do Sul, em 1990.
Em vários estados democráticos, especialmente no Japão, na França e na Suécia, mas também naqueles em que vigiam regimes ditatoriais, Espanha, Grécia e países do Cone Sul, os anos 1970 foram marcados por violência política, luta armada e terrorismo de esquerda e de direita, bem como pelo endurecimento do aparato repressivo estatal.
Renata Pereira 6L Nº 18
A década de sessenta foi a década da juventude. Após os anos de terrível privação do fim da guerra e do período da reconstrução chegava ao ensino superior a geração do baby boom, a primeira que tinha tido oportunidade de percorrer a escolaridade até à Universidade sem interrupção. No entanto, e apesar do ambiente de expansão económica e no meio de um período de bem-estar, onde tudo parecia retomar o seu lugar na velha ordem burguesa, esta nova geração iria surpreender as forças conservadoras com uma rebelião que se fez sentir, dentro e fora das Universidades. A contestação de um certo estilo de vida, conforme com a cultura dominante e obediente às convenções, surgira desde o início da década, com diversas expressões culturais ou artísticas, como os hippies nos Estados-Unidos ou os fabulous four em Inglaterra. Nada mais chocante para as classes dominantes, do que ouvir make love not war num tempo em que a sexualidade era tabu, ou ver os rapazes de cabelos compridos, numa despreocupada aproximação da aparência dos dois sexos que a sociedade tanto se empenhava em tornar distintos.
Iris Pereira 6ºL
A vida política dos anos 60, em Portugal, é marcada por acontecimentos inesquecíveis. Governava, então, António Oliveira Salazar e a partir de 1968 Marcelo Caetano. A emergência das guerras coloniais por um lado e os movimentos oposicionistas (tal como as lutas académicas) por outro, assinalam esse período. Aqui ficam retratados alguns desses episódios.
Em Janeiro de 1960, a fuga de Álvaro Cunhal da prisão de Peniche e, um ano depois, o assalto ao paquete Santa Maria por Henrique Galvão embaraçam o regime de Salazar. A simpatia e apoio generalizado, incluindo a nível internacional, daqueles acontecimentos, iriam abalar o regime. Abalos e mais abalos suceder-se-iam.
Guilherme Ferreira nº9 6ºC
Portugal nessa altura a sua cultura estava em risco
Bianca cesar 6c n5
Nos anos sessenta, Portugal assistiu a um crescimento económico. O turismo evoluiu e as remessas dos emigrantes ajudaram a equilibrar o comércio. Contudo tínhamos algumas dificuldades económicas devido às despesas públicas serem muitas.
A guerra colonial fornecia muito dinheiro e riquezas ao Estado.
Na vida politica dos anos 60, em Portugal, quem governava era António Oliveira de Salazar e a partir.
Estamos perante o Estado Novo , de Salazar onde a repressão aumenta, muitos são perseguidos e presos. A censura impede a expressão de pensamento. Muitos são os portugueses que se manifestam contra a guerra colonial e que simpatizam com a ideia da independência das colónias.
Depois em 1968 inicia-se o governo de Marcelo Caetano, mas o regime de austeridade vivido pelos portugueses mantém-se. Continua a vida dura, difícil, de censura e falta de liberdade de pensamento para os Portugueses.
A nossa liberdade, Igualdade e Fraternidade, "em que o povo é o que mais ordena", começa com a revolução de 25 de Abril de 1974.
Marta Melro Rocha 6ºC Nº15
Em Portugal, morreu Salazar e realizaram-se as primeiras eleições livres. No resto do mundo nasceu a Microsoft e Karol Wojtyla tornou-se Papa João Paulo II.
Nos anos sessenta, Portugal teve um crescimento económico que fez aumento do investimento. Mesmo assim tínhamos dificuldades económicas devido às despesas serem elevadas.
A guerra colonial dava muito dinheiro ao Estado.
Nos anos 60, quem governava era António Oliveira de Salazar e em 1968 Marcelo Caetano.
Estamos perante o Estado Novo , de Salazar onde a repressão aumenta, muitos são perseguidos e presos. A censura impede a expressão de pensamento. Muitos são os portugueses que se manifestam contra a guerra colonial e que se dão bem com a ideia da independência das colónias.
Em Fevereiro de 1965, Humberto Delgado é assassinado pela PIDE.
Salazar com já bastante idade cai e falece e em 1968 Marcelo Caetano incia o governo.Continua difícil viver de censura e falta de liberdade de para os Portugueses.
Depois em abril de 1974 dia 25 houve uma revolução chamada "DIA DA LIBERDADE"
Na década de 60, Portugal assistiu a um crescimento económico que se traduziu num aumento significativo do investimento e numa certa abertura à economia externa. O turismo evoluiu positivamente e as remessas dos emigrantes contribuíram, em grande medida, para equilibrar a balança comercial.
Contudo, persistiam inegáveis dificuldades económicas resultantes, essencialmente, do acréscimo das despesas públicas. A Guerra Colonial era um sorvedouro dos dinheiros do Estado e um das principais razões para uma problemática quebra da mão de obra agravada pela forte vaga de emigração, provocando o aumento salaria.
Natacha Loureiro 6c n°17
Nos anos sessenta Portugal assistiu a um crescimento económico . O turismo aumentou e as remessas dos imigrantes ajudaram a equilibrar o comércio ; ainda assim tínhamos dificuldades económicas . A guerra colonial dava muito dinheiro a estado .
Em Portugal a governar tínhamos António de Salazar . Estavamos a viver o Estado Novo onde muitos eram perseguidos e mortos .
Carolina Pires Nº6 6ºC
Nos anos 60 foi quando apareceram vários movimentos como o feminismo , racismo, homofobia e hippies.
O ícone da musica eram os Beatles e The Rolking Stone
É nesta altura que na moda aparece a minissaia, as botas de cano alto brancas e roupa de estilo espacial
Nesta década aparece as primeira transmissões de TV a coras e o primeiro computador electrónico (IBM)
Foi o ano de construção do Muro de Berlim
Tomás Santos 6ºC
chegada a década de 60,a sociedade portuguesa mantinha se afastada dos circuitos internacionais de produção e circulação artistica privada do acesso a exposições e iniciativas susceptíveis de dar à opinião pública uma formação artística básica e de fornecer ao público especializado uma informação actualizada e uma experiência directa da contemporaneidade.
Mara Baptista 6ºC
No Plano cultural o movimento da contracultura irá dominar. O surgimento do feminismo e os movimentos civis em favor dos negros e homossexuais irão dar a tônica para as reivindicações nos anos seguintes.
Foi assim que movimentos como os hippies, contrários à Guerra Fria e do Vietnã, surgem para encabeçar os ideais pacifistas da época.
Um conjunto de manifestações surge em diversos países. Essa manifestações decorrem dos movimentos pelos negros, dos movimentos pelos gays e pela igualdade de estatuto entre os gêneros.O comportamento da sociedade, sem dúvida, influenciou a moda. Assim, é nessa altura que surgem as roupas unissex. Exemplo disso é o smoking feminino.
A minissaia, entretanto, é a principal marca da década de 60.
Outros modelos característicos de 60 são os tubinhos, as roupas de estilo espacial e as botas de cano alto brancas.Outro fato importante dessa década é a difusão mundial de TV à cores. No Brasil, a TV Tupi faz a primeira transmissão em cores no dia 1 de maio de 1963.
Em 26 de abril de 1965 é inaugurada a Rede Globo de Televisão no Rio de Janeiro. O cinema europeu ganhava força com a Nouvelle Vague, especialmente com os filmes de Jean-Luc Godard e o cinema novo brasileiro de Glauber Rocha.
Tem destaque o filme "2001, uma Odisseia no Espaço", de Stanley Kubrick, de 1968.
Sem espanto, a rebeldia dos anos 60 terá seu ápice em 1968 quando diversos movimentos estudantis pelo globo tomam conta das ruas para contestar a sociedade vigente.
Andreia Araújo Nº3 6ºC
Década de 60
A década de 60 caracterizou-se por movimentos radicais no plano político e no ideológico.Surge o feminismo,movimentos civis em favor dos negros e homossexuais, assim como hippies e estudantis.
Na música os Beatles e The Rolling Stones são os ícones da música.
Na moda surge as roupas unissex,como o smoking feminino e a minissaia. Outros modelos são as roupas de estilo espacial e as botas de cano alto brancas.
Na televisão há uma grande revolução com a chegada da televisão a cores.
Na tecnologia é a era do uso da informática e surge o protótipo da Internet.
Os soviéticos enviam o primeiro homem ao espaço em 1961 e em 1969 o primeiro homem pisa na lua.
Na política há a construção do Muro de Berlim em 1961.
Na economia caracterizou-se pelo fim dos anos dourados do capitalismo.
Em Portugal havia meio rural pouco desenvolvido, vilas pequenas, mulher em casa, analfabetismo,pobreza, falta de liberdade, havia fome, famílias numerosas e a esperança de um futuro melhor.
Ana Margarida 6 L
Os anos 60 foram marcados por uma geração irreverente, jovens que tinham uma forte dinâmica eram rebeldes e inconformados com a sociedade. O crescimento da taxa de natalidade num período pós guerra reflectiu-se num aumento da população, durante a década de 60.
Este fenómeno denominou-se por” Babyboom”, nos estados unidos da américa, entre os anos 48 e53, o que rapidamente se espalhou por todo o mundo.
O clima de insegurança vivido no período da guerra fria a guerra do Vietnam as transformações provocadas pela sociedade de consumo, acompanhadas pelo abandono de muitos dos valores tradicionais, levaram os mais jovens a contestar os poderes instituídos.
Em vez do confronto direto estas potências apoiavam – se de maneira diferente outros conflitos, alguns deles bastante violentos. “Guerra da Coreia 1950-53 Guerra do Vietname 1959-75”.
Estas potências possuíam uma grande rivalidade, mas nunca se confrontaram diretamente pois sabiam que isso poderia ser muito perigoso para o mundo devido aos seus poderosos arsenais.
A juventude dos anos 60 opunham-se a estes conflitos e a desumanidade deles. Os jovens fizeram várias manifestações contra a guerra. Tratava-se de uma luta que recusava a violência. Nestas manifestações ficou célebre o slogan divulgado contra a guerra do Vietname.
Surgiram grandes bandas como os Beatles e os Rolling Stones reconhecidos mundialmente, nos dias de hoje.
Os Beatles, foi uma banda de rock britânica, formada em Liverpool (por jovens)em 1960 e o grupo musical mais comercialmente bem- sucedido e aclamado da história da música popular.
Os Rolling Stones é uma banda de rock inglesa formada, por jovens, em 25 de maio de 1962, e é uma das bandas mais antigas ainda em atividade.
Os "hippies” eram parte do movimento de contracultura dos anos 1960 tendo uma relativa queda de popularidade nos anos 1970 nos EUA, embora tenha tido muita força em países como o Brasil somente na década de 1970.
As questões ambientais, a prática de nudismo, e a emancipação sexual eram ideias respeitadas por estas comunidades. Acreditavam num mundo sem guerras, sem classes sociais e com muita paz e amor.
O termo derivou da palavra em inglês híppies, que designava as pessoas, nos EUA, que se envolviam com a cultura negra. Em 6 de setembro de 1965, o termo hippie foi utilizado pela primeira vez, em um jornal de São Francisco, um artigo do jornalista Michael Smith. A eclosão do movimento deu- se em consequência do surgimento da chamada Geração Beat, os Beatnik, um conjunto de escritores e artistas que, principalmente, assumiram os comportamentos copiados pelos hippies.
Os hippies vestiam roupas largas e coloridas. Surge a moda de os homens deixarem crescer o cabelo. Os chinelos de dedo são muito usados nesta atura.
A juventude de 1960 era muito inconformada com a sociedade e mostrou a sua indignação de várias maneiras deixando o mundo industrializado e consumista em choque.
Ana Margarida Correia 18 de maio de 2020
Os anos 60 foram anos muito didíceis, pois ainda não avia tecnologia para os sustentar.
Poratanto muitas das pessoas existentes naquela época viviam da criação de gado.
Em 26 de abril de 1965 é inaugurada a Rede Globo de Televisão no Rio de Janeiro. O cinema europeu ganhava força com a Nouvelle Vague, especialmente com os filmes de Jean-Luc Godard e o cinema novo brasileiro de Glauber Rocha.
Tem destaque o filme "2001, uma Odisseia no Espaço", de Stanley Kubrick, de 1968.
Sem espanto, a rebeldia dos anos 60 terá seu ápice em 1968 quando diversos movimentos estudantis pelo globo tomam conta das ruas para contestar a sociedade vigente.
José Bessa nº11 6ºC
Enviar um comentário