Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 1 de maio de 2020

As palavras proibidas

Não sei se tens o hábito de ler jornais, mas tenho a certeza que costumas ouvir as notícias na televisão e na rádio. Elas entram-te pela casa dentro a toda a hora, e tu nem precisas de fazer esforço para te aperceberes delas.





São essas notícias que nos põem ao corrente do que se passa em Portugal e no mundo, e nunca te passou pela cabeça que houvesse alguém, nos sítios onde essas notícias são feitas, a dizer: "Disso podemos falar, mas disto não", "até aqui as coisas podem ser ditas e a partir daqui têm de ser cortadas".




Pois imagina que isso aconteceu em Portugal durante quase cinquenta anos. Não havia notícia que se publicasse que não tivesse de ser lida por uns senhores chamados "censores".





O censores usavam um grosso lápis azul para cortar notícias inteiras ou passagens de notícias que não eram favoráveis ao regime. E havia temas de que não se podia falar. Um deles era as guerras em Áfria. Outro era a prisão de pessoas que lutavam pela liberdade. Outro ainda a realização de greves em fábricas.

6 comentários:

jorge 6c nº12 disse...

A censura que salazar se dedicava era a censura previa

Sofia Silva 6ºC disse...

Com a ditadura instalada em Portugal, não havia eleições, os governos eram escolhidos pelos militares, estavam proibidas as greves e as manifestações e era muito limitada a liberdade de imprensa. Salazar decretava aos portugueses uma forte austeridade, passando o governo a controlar o país de forma muito autoritária, criando a PIDE que passou a vigiar e perseguir todas as pessoas que se manifestassem contra as ideias do governo. Foi criada uma comissão de censura que tinha como função examinar todos os jornais, revistas, filmes, teatro de modo a cortar tudo o que pudesse prejudicar o regime. Existia muito medo porque as pessoas não eram livres de dizer o que pensavam e tinham que ter muito cuidado com o que se dizia pois o controlo e a violência era muito grande.

Sofia Silva - 6ºC

Unknown disse...

EM PORTUGAL COM A DITADURA A LINGUAGEM ERA MUITO RIGOROSA!INSTALOU SE A PIDE QUE ERA A ORGANIZAÇÃO QUE ERAM AGENTES DA POLICIA MAS VESTIDAS DE PESSOAS NORMAIS E QUANDO OUVIAM ALGUEM A INFRIGIR A LINGUAGEM SOBRE SALAZAR IRIA SER TORTURADO!
DIANA FERREIRA 6ºC Nº8

Anónimo disse...

Era uma ditadura pois ninguem tinha liberdade de fazer nada, não podiam fazer eleições, não podiam manifestar-se tinham de ter muito cuidado com o que diziam pois podiam denunciar á PIDE
e seriam presos truturados

Iris Pereira 6ºL

Leonardo frade disse...

Leonardo Frade 6ºL

As pessoa tentavam ao máximo falar menos por causa da pide mas muitas pessoa também queriam contar porque ser truturado é uma coisa que ninguém quer passar por lá mas as pessoa queriam saber como eram as pessoa truturadas mas ainda haviam aquelas pessoa que gostavam da ditadura com os censores e também algum povo que então quando ouvia uma pessoa a falar do que não devia chamava a pide para as truturar mas o que não sabiam é que a ditadura era para todos.

José Bessa disse...

As pessoas com medo da pide tentavam evitar falar mal de Salazar mas pensavam mal sobre ele.
A censura prévia existia para tentar esconder tudo a respeito do governo salazarista.

José Bessa Nº11 6ºC