Número total de visualizações de páginas

sábado, 4 de abril de 2020

As distracções no séc. XIX

Vamos fazer um estudo sobre como evoluiu a forma de as pessoas se distraírem, desde a segunda metade do século XIX até à actualidade?
Podes ocupar-te de uma distracção e fazer a história ilustrada da sua evolução.
Por exemplo:
  • "Ir a banhos"
Quem ia à praia no séc. XIX
Quais as praias mais frequentadas?
Como se vestiam os banhistas?
E no séc. XX? Como evoluiu a moda da praia?
  • "Praticar desporto"
Que desportos existiam no séc. XIX?
Quem os praticava? Quem assistia? Onde se praticava?
E ao longo do séc. XX, que outros desportos surgiram? Onde? Que desportos atiram hoje os Portugueses para a fama mundial?

17 comentários:

Anónimo disse...

"Ir a banhos"

A praia era uma local de encontros, lazer, descanso e com fins terapêuticos. Ricos e pobres iam a banhos nas mesmas praias mas não se cruzavam. O principal grupo social a ir à praia no séc. XIX era a burguesia. As praias mais frequentadas eram a Póvoa do Varzim, Espinho e Figueira da Foz. Todas as pessoas mergulhavam vestidas. Os cavalheiros usavam camisolas e calções de lã, as senhoras um vestido com cauda e touca para não molhar o cabelo.
Ninguém ia a banhos para se bronzear pois a pele queimada era um sinal de um trabalho muito duro. A partir do século XX a praia passa a ser vista como um lugar habitável. Desenvolve-se um modelo diferente da do século XIX, em que agora no século XX a praia tem uma vertente turística voltada para férias, sol e lazer. Deu-se então a revolução em termos de trajes dos vestidos até aos pés para os fatos de banho e biquínis.

Sofia Santos Silva _ 6ºC

jorge 6c nº12 disse...

sec. xix-moda-roupas normais de dia-a-dia sec.xx-moda-bikinis

jorge 6c nº12 disse...

e era mais vizitados por burgueses jorge pinheiro 6c

Marta Melro Rocha disse...

No sec.xix, a população mais rica ia a banhos (praias),as idas à praia eram muitas vezes um lugar para encontros ou para se divertirem.
Nessa altura as praias mais frequentadas eram Povoa do Varzim, Espinho e Figueira da Foz.
As pessoas iam para a praia de roupa e não de fatos de banho como hoje em dia, a praia começou cada vez mais a ser frequentada pois passou a ser moda.

Marta Melro Rocha nº15 6ºC

Leonardo frade disse...

Leonardo Frade 6ºL

Os ricos e os modestos
Povoa de Varzim,Espimho e Fiqueira da Foz
Os homens levavam camiseta para velar o peito e as mulheres levavam xales,luvas e chapeus
No século XIX usava-se véus,macacões com bermudas,sapatos,cintos,lenços e toucas
No século XIX começava-se a ver a praia como um lugar hábitavel.

Os desportos que existiam são atletismo,ciclismo,esgrima,futebol,ginástica e halterofilismo.
O futebol é o desporto que atiram hoje os portugueses para a fama mundial.

Bernardo Neves disse...

DE: Bernardo Neves 6ºL

"Ir a banhos"

- No séc.XIX ia à praia a Burguesia e a Nobreza;
- As praias mais frequentadas ficavam na Costa Verde, Póvoa de Varzim e Espinho;
- Os banhistas vestiam-se com os primeiros fatos de banho que existiram.

"Praticar desporto"

- Vela, esgrima e equitação;
- Eram praticados pela Burguesia e pela Nobreza e assistidos pelas mulheres dos homens que os praticavam;
- Ao longo do séc.XX surgiram mais desportos como o futebol, e o primeiro estádio chamado de "Estádio do Jamor" ou "Estádio da Honra" foi feito no Jamor, Oeiras, Lisboa. E hoje o que atira os portugueses para a fama é o futebol, basquetebol, ténis, desportos olímpicos, etc.

matilde martins 6C disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
matilde martins 6C disse...

Ir a banhos
Quem ia à praia no seculo XIX era a burguesia e a nobreza. As praias mais frequentadas eram a praia de Póvoa de Varzim e a praia da Granja. . O traje de moda praia eram os macacões com calções complementados com acessórios, como sapatos, cintos, lenços e toucas. As primeiras peças de fato de banho e biquíni nos anos 40 eram de um tecido com pouca elasticidade ou de lã, tudo para que o banhista não tivesse frio. As peças incluíam, para as mulheres, toucas e para ambos os sexos, sapatos (tamancos e botinas). Os trajes eram compostos por um tipo de calção até o joelho, uma túnica, uma capa longa amarrada nos ombros, meias e sapatos. Cobriam o máximo possível do corpo causando desconforto para o banho. Depois o conforto se tornou importante e as peças de banho encurtaram, as pernas foram ficando inteiramente descobertas e surgiram os decotes nos ombros, colo e costas.

Leonor Pacheco disse...

"Ir a banhos"
No século XIX, a moda de praia extendia-se à Borguesia e à Nobreza.Nessa época as praias mais frequentadas eram Póvoa do Varzim, Granja e Espinho.Os banhistas vestiam-se com as primeiras roupas de banho que existiram.

"Praticar Desporto"
Os desportos que existiam no século XIX eram chamados de Vela,Esgrima e Equitação, sendo praticadas pelos Nobres e Borgueses. Mais tarde ao longo do século XX foram surgindo mais desportos tais como o futebol, o primeiro estádio construído
foi-lhe dado o nome de " Estádio de Jamor" ou "Estádio da Honra" feito em Jamor, Oeiras, Lisboa.
Hoje em dia os Desportos em alta (com mais fama) são: o futebol, o basquetebol, o ténis, desportos olímpicos, entre outros.

Anónimo disse...

Quem frequentava as praias eram a nobreza e a burguesia.
As praias mais frequentadas eram, Espinho, Granja, Figueira da Foz e Povoa do Varzim
Os banhistas iam á praia praticamente todos vestidos. Os fatos de banho eram como vestidos para as senhoras e para os senhores calças e camisolas de manga cava. Quem ia ao mar tinha que o fazer em traje de passeio e sombrinha. O tom bronzeado estava associado às classes mais baixas.
A moda de praia foi evoluindo lentamente em Portugal, foram aparecendo os primeiros trajes de praia que permitiam bronzear algumas partes do corpo. O cor de pele bronzeada passou a estar associada às classes mais ricas e significava luxo e poder de viajar.
O encurtar das saias e dos vestidos para as cobrir aconteceu sobretudo “na sequência de uma libertação da mulher e especialmente no reconhecimento da igualdade de género”.
No século de XIX os desportos que existiam eram; a vela, a esgrima ou equitação. Estes desportos eram considerados como elegantes e eram praticados pelos membros da burguesia.
Nos dias de hoje os desportos que lançam os portugueses para a fama são:
Futebol – Cristiano Ronaldo e Bruno Fernandes
Atletismo – Rosa Mota, Fernanda Ribeiro
Ciclismo – Joaquim Agostinho
Triplo Salto – Nelson Évora, etc
Marco Sousa
6.º L - Nr. 15

teresa baptista disse...

Ana Margarida Correia 6.L
Naquela época quem frequentava as praias era a nobreza e a burguesia.As praias mais frequentadas, nessa época eram Póvoa do Varzim, Espinho entre outras.
Os banhistas naquela época, andavam praticamente vestidos. As mulheres andavam com um vestido branco e os homens andavam com uns calções e uma camisola se mangas tudo branco. Ao longo dos tempos foram evoluindo na forma como se vestiam quando iam para a praia. Quando se encontrava pessoas muito bronzeadas eram consideradas da classe baixa. Contudo, ao longo dos tempos as pessoas de outras classes consideradas altas , também se bronzeavam.
No mesmo século XIX, os desportos que existiam eram muitos, onde passo a mencionar alguns: a vela,e equitação entre outros. Estes desportos eram considerados do povo da burguesia.
Nos dias de hoje, de um modo geral, todos têm fama: o futebol;atletismo:andebol entre outros

Renata Pereira disse...

Ir a banhos
1)Quem frequentava as praias naquela altura era a nobreza e a burguesia.
2)As praias mais frequentadas eram, Espinho, Granja, Figueira da Foz, Povoa do Varzim .
3) Os fatos de banho eram como vestidos para as senhoras e para os senhores calças e camisolas de manga cava.
4) A moda de praia foi evoluindo lentamente em Portugal, até ao século XX, as mulheres deixaram de usar vestidos como fatos de banho e usaram biquínis, os homens deixaram de usar calças e camisolas de manga cava, para usar calções de banho, o que permitiu bronzear algumas partes do corpo. A cor de pele bronzeada passou a estar associada às classes mais ricas e hoje significa luxo e poder de viajar.

Praticar desportos

1) No século de XIX os desportos que existiam eram; a vela, a esgrima ou equitação.
2) Estes desportos eram considerados como elegantes e eram praticados pelos membros da Burguesia e Nobreza, quem assistia eram as mulheres dos homens que os praticavam, a vela no rio tejo a esgrima em associações onde só podiam entrar as classes da Nobreza e da burguesia
3) No século XX, apareceu o futebol que surgiu na Inglaterra, hoje é muito conhecido e praticado no nosso país, sendo Cristiano Ronaldo e Bruno Fernandes, referências muito conhecidas, a também o Atletismo – Rosa Mota, Fernanda Ribeiro, o ciclismo – Joaquim Agostinho e o também o Triplo Salto – Nelson Évora, etc

Renata Pereira 6L Nº 18

Anónimo disse...

"Ir a banho"

1- Nobreza e burguesia
2- Póvoa de Varzim ,Espinho e muitas mais
3- Os fatos de banho das mulheres eram vestidos e os homens camisolas de manga cava e calças
4- No séc XX a moda para os banhistas evolui as mulheres começaram a usar biquinis e fatos de banho e os homens começaram a usar calçoes de banho assim poderiam se bronzear.

" Praticar Desporto "

1- Equitaçao , vela e esgrima
2- Nobreza e burguesia quem assistia homens e mulheres a vela em rios, a esgrima e equitaçao dependendo das associaçoes.
3- Futebol - inglaterra , rugby league - inglaterra etc.. O futebol - cristiano ronaldo etc..


Iris Pereira 6ºL

Anónimo disse...

Daniel santos 6°c
Ir a banho
1-Nobreza e Burguesia
2-Póvoa de varzim ,Espinho e outras mais...
3-Todas as pessoas mergulharam vestidas.
4-A moda no século xx em Portugal foi evoluindo até ser permitidos que as mulheres usarem biquínis e os homens usarem calções

Praticar Desporto
1-Os desportos do século xix eram vela,Esgrima e equitação
2-Assistia era Nobreza e Burguesia
3-Hoje em dia São:O futebol,o basquetebol,o tênis,desportos olímpicos, entre outros.

Leandro silva 6-L 11- disse...


1- Banhos-burguesia e nobreza.
2-Espinho Figueira da Foz etc...
3-Iam à praia praticamente todos vestidos.
4-No séc xx começou-se a usar os fatos de banho, e os calções.

Desporto
1- No séc XIX praticava-se a equitação o esgrima etc...
2-Hoje existe tofos os tipos de desportos, fotebol, natação, atletismo, ciclismo etc...

Anónimo disse...

1-Banhos_Burguesia e nobreza
2-Espinho Figueira da Foz etc...
3-Iam à praia praticamente todos vestidos.
4-No séc X|X começou-se a usar os fatos de banho, e os calções.


Desporto
1- No séc XIX praticava-se a equitação o esgrima etc...
2-Hoje existe tofos os tipos de desportos, fotebol, natação, atletismo, ciclismo etc...


bianca cesar 6c n5

José Bessa disse...


1-Banhos_Burguesia e nobreza
2-Espinho Figueira da Foz etc...
3-Iam à praia praticamente todos vestidos.
4-No séc X|X começou-se a usar os fatos de banho, e os calções.


Desporto
1- No séc XIX praticava-se a equitação o esgrima etc...
2-Hoje existe tofos os tipos de desportos, fotebol, natação, atletismo e ciclismo.

José Bessa Nº11 6ºC