Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 25 de maio de 2020

Os movimentos migratórios


Historiadora retrata cem anos da emigração portuguesa para França


A emigração pode influenciar a população total de um país. Por exemplo quando existem mais pessoas a sair do país (emigração) do que a entrar (imigração), a população diminui.
Uma das principais razões de emigração dos portugueses, na década de 60, foi a fuga à guerra colonial ou à ditadura de Salazar.

Desafio: Procura saber se, na tua região, há emigrantes e imigrantes e tenta saber quais foram as razões que os levaram a sair do seu país.

15 comentários:

Sofia Silva _ 6ºC disse...

Os movimentos migratórios são o deslocamento de pessoas de uma determinada cidade ou país para outro. Essa mudança pode ser por um período temporário ou até definitivo, pode ser voluntário ou forçado, individual ou em grupo. Diz-se emigrante a uma pessoa que se muda para outro local, é aquele que sai do seu país para ir viver para um país estrangeiro. Já imigrante é uma pessoa que entra num país estrangeiro para ali poder viver.
As razões que levam uma pessoa ou grupo a abandonar o seu país, são muitas mas principalmente o desemprego, a procura de melhorar as suas condições de vida com melhores salários....

Na minha região, Valongo, tenho por exemplo os meus vizinhos, eles já emigraram à muitos anos.
Ele esteve na guerra colonial e na altura para fugir a toda esta miséria, procurando melhores condições de vida emigrou para França.
Na altura era jovem, pois é um pouco mais velho que os meus avós, e o que o fez mudar de país foi a ambição de conseguir um bom emprego com um bom salário e um desejo de ganhar e enriquecer com o seu trabalho e esforço era muito grande e conseguiu. No fundo ele abandonou Portugal procurando melhorar as suas condições de vida tanto para ele como para a sua família. Os anos foram passando e a família aumentando, filhas e netos, tem uma vida muito boa e estabilizada. Nos meses de Agosto vem sempre a Portugal, à sua terra natal, apesar dos seus pais já terem partido.
Fala muitas vezes com a minha mãe, mas pensar em voltar a Portugal definitivamente não está nos seus planos, uma vez que as filhas fizeram a sua vida em França.

Também tenho vários primos que estão lá fora pelo menos à 15 anos, uns em Inglaterra, França ou Espanha, e basicamente o motivo é sempre o mesmo falta de emprego, ou baixos salários partindo à procura de melhores condições de vida.

Sofia Silva 6ºC

jorge 6c nº12 disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Guilherme Ferreira disse...

Tenho o meu primo de 2º grau que trabalha na França e vem passar as festas com a familia.





Guilherme Ferreira nº9 6ºC

Anónimo disse...

OS emigrantes e imigrantes, são pessoas que saem dos seus países para outros em busca de melhores condições de vida e salários. Em meados do século XX os Portugueses preferiam o Brasil, porque lá falavam a mesma língua, mas já nos anos 60 começaram a ir também para outros países situados na Europa como, a França, a Alemanha e entre outros.
Os imigrantes que vinham à procura de melhores condições de vida e à procura de mais segurança porque nos seus países não tenham muitos meios financeiros e nem segurança .

Iris Pereira 6ºL

Renata Pereira disse...

Eu tenho o caso dos meus avos imigraram para França a procura de melhores condições de vida, pois o meu avô tinha acabado de regressar da guerra colonial da Guiné Bissau antes da era do 25 de abril foi imigrante cerca de 20 anos em França, onde consegui realizar alguns dos seus sonhos. Pois em Portugal naquela época não havia grandes possibilidades de arranjar um trabalho que lhe desse garantas de futuro para sustentar uma família
Renata Pereira 6L Nº 18

Bernardo Neves disse...

Bernardo Neves 6ºL

Eu tenho caso do meu avô materno ele a murou na França 2 vezes para dar uma vida melhor a minha avó materna que ficou em Portugal a tomar conta da minha mãe e do meu tio.
E também tenho o caso do meu vizinho que esteve já em duas guerras diferentes e uma delas foi na guerra colonial.

DIANA FERREIRA 6ºC Nº8 disse...

A emigração e a imigração acontecem muito até hoje as pessoas procuram melhores empregos melhores condiçoes de vida melhores salários... hoje é diferente as pessoas optam por ir para qualquer sítio emigrar e antes em meados do seculo xx escolhiam o brasil pois falam a mesma lingua, quando o tempo foi passando e passando chegamos aos anos 60 e as pessoas optam por ir para países como a alemanha a frança e outros ...
Falando dos imigrantes eles faziam como nós saiam do seu país mas em vez de irem para frança,alemanha entre outros países da europa vinham para portugal com as mesmas intençoes .

Unknown disse...

Andreia Araújo nº3 6ºc

Desde sempre que os portugueses emigraram. Actualmente é ainda mais fácil emigrar porque somos uma aldeia global.A cerca de 30 anos atrás os meus tios-avós emigraram (tipo saltimbancos) para a América. Á 15 anos eu ainda não era nascida, também,o irmão do meu pai e a mulher emigraram para a América mas como ainda não estão legais não podem visitar Portugal.Por isso ainda não os conheci pessoalmente mas conheci os meus primos que puderam vir cá porque são luso-americanos.

teresa baptista disse...

Ana Margarida Correia 6.L N.2
A emigração é o ato de deixar o local de origem com intenção de se estabelecer em um país estranho. Um indivíduo que se encontra nesta situação é denominado na sua pátria por emigrante. Convenciona-se chamar os movimentos humanos anteriores ao advento dos Estados nacionais e, consequentemente, do surgimento das fronteiras de migração. O termo emigração também é utilizado para designar os fluxos de população dentro de um mesmo País.

As razões que levam uma pessoa ou grupo a emigrar são muitas, como as condições políticas desfavoráveis, a precária situação económica. Há outras razões de cunho individual, como a mudança para o País do cônjuge estrangeiro após o casamento ou ir para um país de clima mais ameno.

As emigrações tiveram um profundo impacto no mundo dos séculos XIX e XX, quando milhões de famílias deixaram a Europa e o Oriente Médio para procurar uma nova vida em países como os Estados Unidos da América, o Canadá, o Brasil, a Argentina ou a Austrália.

Apesar de por vezes algumas definições serem permeáveis, a emigração e a imigração não devem ser confundidas com fenómenos de migração involuntária, como expatriações forçadas e limpezas étnicas. Ano de referência 2014.

Em particular, tenho o meu pai que lhe foi imposto pela firma, a ida dele para África do Sul trabalhar, o que nunca irei perdoar a empresa em questão.
28 de maio de 2020

jorge 6c nº12 disse...

eu tenho um vizinho da venuzuela que principalmente veio para portugal por causa da ditadura que lá ocorria pois este presidente era muito mau.

Matilde Martins disse...

Pessoas mais antigas emigram para França , Alemanha e Suíça .
Atualmente muitos jovens com formação académica tentam a sua sorte em países como na Inglaterra .
Na minha família tenho primos emigrados na Áustria que não pensam a voltar a Portugal uma vez que têm lá a sua vida
Matilde Martins 6ºC

Leonor Pacheco disse...

Pessoas mais antigas emigravam para o Brasil, pois a língua era praticamente a mesma.
As pessoas emigravam ou imigravam para melhores condições de trabalho ou melhores condições de vida.
Actualmente as pessoas preferem emigrar para a Alemanha, para Inglaterra...
Muitas pessoas da minha família também já passaram por estas situações:
-O meu avô materno imigrou de Vila Real para o Porto, pois tinha mais condições de trabalho e mais propostas de trabalho;
-Muitos dos primos do meu pai estão emigrados na Suíça e na Inglaterra;
-Um amigo dos meus pais, emigrou para Inglaterra, para puder desempenhar a profissão que ele tinha escolhido.
Hoje em dia muitas pessoas de outros países emigram para Portugal, por vários motivos, como, por exemplo:
- para fugir às guerras;
- melhores condições de via;
- melhores condições de trabalho;
- melhores propostas de trabalho;
Entre outras...

Anónimo disse...

AS PESSOAS MAIS ANTIGAS VIAJARAM PARA FRANÇA, SUIÇA, BRASIL...
HOJE EM DIA OS JOVENS COM A SUA FORMAÇAO ACADEMICA TENTAM A SUA SORTE EM PAISES COMO NA IMGLATERRA...
NA MINHA FAMILIA EU TENHO UMA PRIMA MINHA EMIGRADA NA INGLATERRA.

BIANCA CESAR N5

Anónimo disse...

Na região de Valongo, creio que haja mais emigrantes do que imigrantes, mas não tenho a certeza desta afirmação. Procurei obter esta informação no site da Camâra Municipal de Valongo, mas os dados que encontrei reportam aos anos de 2011 a 2015.
Os meus avós paternos foram emigrantes, viveram em França muitos anos o meu pai nasceu em França e tem dupla nacionalidade. As razões que os levaram a emigrar na altura foi as péssimas condições de vida existentes em Portugal, falta de trabalho, trabalho mal remunerado, regime de ditadura e passar fome.Por estes motivos resolveram deixar o seu Pais em procura de melhores condições de vida.

Marco António 6.º L - Nrº 15

Anónimo disse...

Na região de Valongo, creio que haja mais emigrantes do que imigrantes, mas não tenho a certeza desta afirmação. Procurei obter esta informação no site da Camâra Municipal de Valongo, mas os dados que encontrei reportam aos anos de 2011 a 2015.
Os meus avós paternos foram emigrantes, viveram em França muitos anos o meu pai nasceu em França e tem dupla nacionalidade. As razões que os levaram a emigrar na altura foi as péssimas condições de vida existentes em Portugal, falta de trabalho, trabalho mal remunerado, regime de ditadura e passar fome.Por estes motivos resolveram deixar o seu Pais em procura de melhores condições de vida.

Marco António 6.º L - Nrº 15