Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 8 de junho de 2020

O mundo rural


Casa do Lelo - Casa de campo: Bragança, (Terras de Trás-os-Montes)

As habitações típicas do meio rural são diferentes conforme o local, devido aos materiais disponíveis, ao clima e às caraterísticas do terreno.
Tem havido investimentos em melhorias no meio rural, nomeadamente da União Europeia. Assim, este meio está cada vez mais desenvolvido e oferece mais bens e serviços, além dos produtos alimentares.

Desafio: Sobre as casas típicas do norte do país, indica os materiais usados na construção das casas e o número de pisos.

12 comentários:

jorge 6c nº12 disse...

tem: 2-pisos; vidros; pedras

Sofia Silva _ 6ºC disse...

Cada população construía as suas habitações com os materiais disponíveis em cada região. Assim, no norte do país, as humildes casas, os celeiros e estábulos ou até mesmo as adegas eram construídas em granito. Também se usava xisto e madeira para as varandas.
São estes os três tipos de materiais mais utilizadas nas casas do norte.
As habitações também resguardavam os animais e os produtos agrícolas. Por isso na maioria as casas tinham pelo menos dois pisos, sendo o piso térreo utilizado para guardar e acomodar o gado, produtos e material agrícola. O piso superior destinava-se à habitação.
As casas tradicionais portuguesas fazem parte da nossa paisagem e história. Assim a sua construção reflectia no tamanho da família, no material disponível, neste caso o granito, o xisto e a madeira, e também a adaptação às condições do clima. Mas geralmente eram casas simples e pequenas e a maior parte da sua população dedicava-se à agricultura e à criação de gado.

Sofia Silva 6ºC

Renata Pereira disse...





As habitações dos meios rurais, derivado a sua localização geográficas, e uma vez que aqueles habitantes não tinha grande possibilidades para construir as suas habitações, aqueles habitantes normalmente usavam para a sua construção a pedra ali existente, ela era extraída de penedos ou de pedreiras, com ela faziam as divisões da habitação, muros, lojas para animais.
Para o telhado utiliza-se muitas vezes a lousa, extraída da ardósia, que é muito conhecida aqui em Valongo.
As janelas e portas eram feitas de madeira, que era extraída dos carvalhos, por ser uma madeira resistente.
Normalmente estas casa tinham dois a três pisos, sendo que o primeiro piso era muito utilizado para armazéns, ou para loja para criar animais, uma vez que viviam numa zona rural,os animais eram muito utilizados para ajudar os proprietários no seu dia a dia para concluir as tarefas agrícolas e também para se alimentar.
Renata Pereira nº 18 – 6º L.

Leonor Pacheco disse...

Antigamente, as casas do norte, tinham dois pisos. Uma vez que as casas do norte eram bastante frias, os animais eram colocados no piso inferior, pois assim aqueciam a casa.
A desvantagem dos animais ficarem no piso inferior é que libertavam muito odor.
Na construção das casas eram usados os seguintes materiais:
- madeira;
- granito;
- pedra;
- eram pintadas;
As casas, muitas vezes eram pequenas para uma família (quatro pessoas ou mais), as divisões eram bastante pequenas, e, muitas das vezes, as pessoas tinham que abrir e fechar camas, mesas...
Outra coisa bastante invulgar, que hoje em dia já não é tão habitual, é que as pessoas, dentro de um prédio ou de um bairro, apenas havia uma casa de banho, para todas as pessoas, o que se tornava pouco higiénico. Muitas das pessoas ou levantavam-se muito cedo para irem para as portas da casa de banho ou chegavam atrasadas onde queriam ir.

Unknown disse...

Andreia Araújo nº3 6ºc

As casas do norte eram feitas por granito que era o que predominava naquela região.São casas fortes e que resistem ao longo dos séculos.Muitas das casas tinham adegas,estábulos para os animais,celeiros para guardar os produtos agrícolas,eiras,espigueiros entre outros.
Por dentro as casas tinham divisões pequenas e normalmente as cozinhas eram o sítio maior lá havia lareiras e fornos a lenha.As casas de banho normalmente eram fora da casa principal.
As casas tinham dois pisos o debaixo para guardar os animais e o de cima era onde ficava a família.
Não eram casas com grande conforto,mas resistentes.

Anónimo disse...

As casa típicas do norte eram feitas de pedra,xisto,granito,por norma de dois andares o rés-do-chão é por norma utilizado para acomodar o gado e produtos agrícolas e o primeiro andar para viver.

Íris Pereira 6ºL

teresa baptista disse...

Ana Margarida Correia n.2 6.L
As casas típicas do meio rural eram feitas em granito que era o que predominava naquela altura. São casas fortes e que resistem ao longo dos séculos. Muitas das casas tinham adegas, estábulos para os animais, celeiros para guardar os produtos agrícolas, eiras, espigueiros entre outros.
Por dentro as casas, tinham divisões pequenas e normalmente as cozinhas eram o sítio maior lá havia lareiras e fornos a lenha. As casas de banho normalmente eram fora da casa principal.
As casas tinham dois pisos o debaixo para guardar os animais e o de cima era onde ficava a família o objetivo dos animais estarem por baixo era para aquecer as casas com o calor dos animais
12/06/2020
Não eram casas com grande conforto, mas resistentes.

Matilde Martins disse...

As casas são construídas de acordo com os materiais que existiam em cada zona .Eram feitas sobretudo de granito com 2 pisos .O primeiro piso é para viver e o rés-do-chão é pra guardar o gado e os produtos agrícolas. Também existem zonas do país onde o xisto abunda .Nestes locais as casas são feitas de xisto. Existe uma zona no nosso país que até se chama aldeia do xisto.
Matilde Martins 6ºC

Tomás Santos disse...

As casas eram construídas com o material disponível na zona, geralmente eram feitas de granito com dois pisos. No rés do chão viviam os animais e eram armazenados produtos agrícolas. Enquanto no piso de cima viviam os moradores que eram aquecidos pelo calor dos animais que estavam no andar inferior.

Tomás 6ºC

Anónimo disse...

As casas eram feitas de granito. Sao muito resistentes e resistem ao longo dos séculos. Dentro da casa tinham divisões pequenas,normalmente a casa de banho era fora da casas ,normalmente a cozinha era o sitio maior dentro dela tinha fornos e lareiras.As casas tinham dois pisos, o de cima para a família e o de baixo para guardar os animais.
Juliana Machado 6ºC

Marta Melro Rocha disse...

As casa normalmente eram feitas de granito ou xisto e geralmente têm 2 pisos no piso de baixo era onde guardavam os rebanhos e no piso de cima era onde as pessoas viviam nas alturas em que estava frio as pessoas eram aquecidas pelos animais que estavam no piso de baixo.

Marta Melro Rocha nº15 6ºC

Bernardo Neves disse...

Bernardo Neves 6ºL

Nas casas do norte na construção é mais utilizada a pedra e normalmente tem no mínimo 2 pisos.