A vida quotidiana no século XIX, quer no campo, quer nas cidades, é hoje mais fácil de estudar do que a vida quotidiana em épocas remotas.
Por um lado, havia já em Portugal jornais diários cuja consulta nos dá muitas informações. Por outro lado, através das fotografias, uma das invenções do século XIX, podemos observar com mais precisão a realidade e saber mais pormenores acerca dos costumes e hábitos daquele tempo.
O século XIX foi também o século em que apareceu a publicidade, chegando até nós inúmeros anúncios e cartazes publicitários. Foi ainda um século muito rico em escritores, pintores, escultores, cujas obras, em alguns casos, descrevem paisagens, episódios e cenas da vida quotidiana.
Tudo isto foste aprendendo ao longo do tratamento deste subtema.
Desafio-te agora a salientares o que mais te marcou ou o que achaste de mais interessante neste século XIX.
15 comentários:
o que eu ache foi que na segunda metade do seculo foi feita a arte barroca jorge pinheiro 6c
Eu vou falar do tema: A Arte no século XIX
O século XIX foi um século de grandes mudanças, revolução e invenções.
A arte no Romantismo expressava sentimentos intensos e fez do coração o centro do universo. O artista romântico manifestava-se contra qualquer imposição, caracterizou-se pelo gosto pelo passado, pelos heróis e pela expressão de sentimentos fortes.
Os pintores do Romantismo adoravam a natureza. Como exemplo de escritores do Romantismo temos Camilo Castelo Branco, Júlio Dinis e Alexandre Herculano.
O Realismo foi o movimento artístico que dominou a arte na segunda metade do século XIX. O Realismo sempre existiu na arte e é caracterizado por representar a natureza de uma maneira fotográfica. No Realismo, a arte não tem o objetivo de retratar pessoas ou a natureza de forma ideal. Ela busca ilustrar a realidade da pessoa, animal, paisagem ou objeto retratado sem qualquer modificação.
No Realismo, não existiam pinturas de deuses ou da mitologia. Os temas recorrentes desse movimento eram trabalhadores, a vida urbana e a vida rural. Como exemplo de escritores do Realismo temos Eça de Queirós.
Sofia Santos Silva - 6ºC
Leonardo frade 6ºL
o que achei de mais interesse deste século foi os pintores e os escultores e o que eles fizeram era íncrivel e muito bonito
O que mais me marcou no século XIX foi a arquitetura do vidro e do ferro. Foi um estilo muito utilizado e apreciado neste século. Alguns vestígios desta arquitetura em Portugal foram a estação do Rossio em Lisboa , o elevador de Santa Justa em Lisboa, o palácio de cristal no Porto ,o mercado Pereira Borges, a ponte D. Maria Pia e D. Luís no Porto.
Matilde Martins-6C
Tomás 6ºC
O que mais marco-me foi o facto que António Oliveira Salazar ter equilibrado as finanças do país em 2 anos!A monarquia por séculos não resolveu esse problema, a primeira republica durou 16 anos e também não resolveu esse problema e Salazar só precisou de 2 anos!
Andreia Araújo 6ºC Nº3
O que mais me marcou foram os avanços da medicina com a criação de vacinas,novos medicamentos,prevenção de doenças e novas terapias.
As três coisas que mais me impressionaram, a primeira foi a arte, escrita, pois no Romantismo as pessoas podiam expressar os sentimentos reais e fictícios, e no Realismo podemos expressar o que acontece, o meu tipo de escrita favorito é o Romantismo, pois como já disse podemos expressar os sentimentos, a segunda foi na medicina, e na forma como poderam inventar as vacinas e medicamentos para curar as doenças, e a terceira foi o facto de António de Oliveira de Salazar consegui equilibrar as finanças do país em 2 anos, nem a monarquia, nem a 1ª républica consguiu estabilizar as finanças, só Salazar.
O que me marcou-me mais e o mais interessante para mim foi a arte da metade do séc XIX por exemplo : a Ponte Luís I que liga a cidade de Vila Nova de Gaia e Porto construída entre 1881 e 1888 os materias principais eram o ferro e o vidro.
Iris Pereira 6º L
O que mais me marcou no sec XIX foi a arquitetura do vidro e do ferro, esta arquitetura foi muito praticada no sec XIX muitos monumentos foram construídos com esta arte com por exemplo a Ponte Luís I, o Mercado de Ferreira Borges e o Palácio de Cristal.
Marta Melro Rocha 6ºC
Todo o Sec. XIX foi muito enriquecedor, mas para mim o que achei mais interessante foi o surgimento dos meios de comunicação, o correio, o telégrafo e o telefone.
O primeiro selo postal adesivo surgiu em 1853, com a efígie de D. Maria II, o qual veio facilitar a distribuição das cartas.
Portugal foi um dos primeiros países a instalar um serviço de telegrafia. No ano de 1855 foi colocado o primeiro cabo submarino entre Lisboa e os Açores. Em 1856 foram instaladas as primeiras linhas na cidade de Lisboa.
As primeiras redes públicas de telefone surgiram em 1882, embora o número de assinantes fosse muito reduzido.
Através dos meios de comunicação tudo ficou mais facilitado, tal qual, nos dias de hoje em que os meios de comunicação são também extremamente importantes para encurtar as distâncias entre as pessoas e contribuir para o desenvolvimento económico. Nesta fase tão difícil que o mundo está a atravessar os meios de comunicação são fundamentais e é através deles que é possível termos aulas.
Marco Sousa
6.º L Nr. 15
Ana Margarida Correia 6L
O que eu achei no século XIX foi os homens e as mulheres começaram a ter uma vida com mais luxo, começaram a sair a usar roupas melhores e a ter cargos importantes. nessa altura, a sociedade estava dividida bem clero, nobresa e povo.
Só o povo é que continuava com más condições.
O que me marcou-me mais e o mais interessante para mim no séc XIX foi o Palácio de Cristal em Londres construído em 1851.
Foi construído para uma exposição mundial em Paris.
Renata Pereira 6L Nº 18
Daniel santos 6c
O que achei mais intressante deste século foi os pintores e escultores .
O que eu achei mais interessante foi os meios de comunicação e a nossa liberdade.
José Bessa Nº11 6ºC
O que eu achei mais interessante foi a arquitetura de vidro e de ferro.Por exemplo : Elevador de Santa Justa(Lisboa)/Palácio de Cristal (Porto)/ Ponte D. Luis (Porto)/etc...
Juliana Machado 6ºC
Enviar um comentário