O povo era engenhoso e sabia divertir-se com recursos muito simples! Ainda hoje se jogam alguns dos jogos então muito populares. Outros estão a ser recuperados como o jogo do pau, da malha, das bilhas, da subida ao mastro...
Faz uma pesquisa sobre os jogos tradicionais portugueses e aprofunda o teu conhecimento sobre um deles.
Se preferires, pesquisa sobre os brinquedos ou sobre a música popular que acompanhava, normalmente, os trabalhos no campo.
|
Este é um blog destinado aos meus alunos do 6º ano da Escola Vallis Longus. Com ele podem tirar dúvidas, pesquisar e sobretudo responder aos desafios que ao longo deste período vou colocando. Esta é mais uma estratégia de ensino que, espero,vos motive ainda mais para as nossas aulas.
Número total de visualizações de páginas
sexta-feira, 27 de março de 2020
Os divertimentos no campo
quarta-feira, 25 de março de 2020
O século do ferro
Há materiais que marcam uma época. Assim aconteceu com o ferro no século XIX.
Na verdade, o ferro estava presente na vida quotidiana dos nossos antepassados de um modo forte e evidente.
Já imaginaste uma tua tetravó a engomar a roupa com um "ferro da roupa" feito mesmo em ferro? E o chá feito numa chaleira de ferro? E os portões das casas, "pesados como o ferro"?
Pois é... Procura, e vê como vais conseguir aumentar o número de exemplos que aqui te deixei... Ou podes ainda fazer o levantamento dos vestígios da aplicaçao do ferro na vida da tua região no século XIX.
Agora mãos ao trabalho!
segunda-feira, 23 de março de 2020
Aprender a decidir
Como sabes vivemos numa época de grande mudança;. o que hoje é novo, amanhã já está desactualizado.
Pensa nos automóveis, nos computadores, nos telefones.
O Homem tem de se adaptar a essas mudanças, acompanhando-as. Já ouviste dizer que já não há empregos para toda a vida? E que é necessáio aprender a aprender para conseguirmos adaptar-nos à evolução tecnológica dos nossos dias?
Em todas as épocas existiram resistências às mudanças. No século XIX, alguns trabalhadores agrícolas receberam mal as máquinas, chegando mesmo a atirar-lhe pedras!
Vais testar as tuas atitudes perante o progresso e as mudanças que ele implica, resolvendo a situação-problema que te proponho:
Imagina que és um trabalhador rural e o dono das terras onde trabalhas resolveu adquir uma ceifeira mecânica. Esta máquina vai realizar, em poucas horas, o trabalho de muitos homens.
Possivelmente vais ficar desempregado ou vais ter que procurar outra ocupação.
O que pensar? O que fazer?
|
sexta-feira, 20 de março de 2020
O estudo do séc. XIX
A vida quotidiana no século XIX, quer no campo, quer nas cidades, é hoje mais fácil de estudar do que a vida quotidiana em épocas remotas.
Por um lado, havia já em Portugal jornais diários cuja consulta nos dá muitas informações. Por outro lado, através das fotografias, uma das invenções do século XIX, podemos observar com mais precisão a realidade e saber mais pormenores acerca dos costumes e hábitos daquele tempo.
O século XIX foi também o século em que apareceu a publicidade, chegando até nós inúmeros anúncios e cartazes publicitários. Foi ainda um século muito rico em escritores, pintores, escultores, cujas obras, em alguns casos, descrevem paisagens, episódios e cenas da vida quotidiana.
Tudo isto foste aprendendo ao longo do tratamento deste subtema.
Desafio-te agora a salientares o que mais te marcou ou o que achaste de mais interessante neste século XIX.
quarta-feira, 18 de março de 2020
Recorda brincando...
Descobre as figuras que se encontram por detrás de cada imagem:
- Vivi no séc. XIX e fui o primeiro imperador do Brasil. Abdiquei da coroa portuguesa a favor da minha filha. Chefiei os "Bravos do Mindelo".
- Sucedi a meu irmão D. Pedro V. Convivi com Fontes Pereira de Melo e dei continuidade à política de obras públicas. Tenho no Porto uma ponte com o meu nome.
- Vivi na segunda metade do séc. XX e sou o grande responsável pela revolução das vias de comunicação. Criei o caminho de ferro em Portugal.
- Vivi na primeira metade do séc. XX e fui Presidente da República de 1919 a 1923.
- Fui militar, chegando à patente de General. Chefiei o golpe miltar de 28 de Maio de 1926.
segunda-feira, 16 de março de 2020
Histórias da História
Olá!
A longo deste período, continuarás a tua viagem pela História e Geografia de Portugal.
As atividades que te proponho têm por objetivo ajudar-te a organizar os teus conhecimentos acerca de Portugal no passado e de Portugal hoje.
De facto, quando as terminares estarás pronto a responder a perguntas tão complexas como:
Como vivemos?
A que atividades nos dedicávamos?
Como nos divertíamos?
De que modo nos deslocávamos?
Quantos somos hoje?
Desejo-vos um bom trabalho!
|
Subscrever:
Mensagens (Atom)